JAPÃO | COREIA DO SUL | CHINA
ASPETOS PRÁTICOS DE ABORDAGEM AOS MERCADOS
CASOS PRÁTICOS DA FILEIRA AGROALIMENTAR
Nos passados dias 4 e 5 de maio, foram organizados 2 workshops com o objetivo de apoiar e incrementar os esforços de internacionalização das empresas portuguesas nos mercados do Japão, Coreia do Sul e China. Nestas 2 sessões foram destacados alguns aspetos práticos de abordagem aos mercados, através da análise de casos concretos da fileira agroalimentar.
As sessões, que se desenrolam online, contaram com 5 oradores internacionais, players nos mercados em destaque – Mark Kum, fundador e consultor de marketing digital da 2Advanced; Tetsuya Haraoka da empresa Yusen Logistics; Simone Tanda, sales manager da INFORMA, empresa organizadora do evento Seoul Food & Hotels, Jean-Paul Schimitz da empresa ASIA ASSIST e Ronnie Leung da empresa AE Cargo.
Os convidados dissertaram sobre tópicos como Comunicação e Marketing, Logística e Participação em certames nos mercados alvo. Esses temas foram complementados com os testemunhos de casos práticos do percurso de sucesso na entrada nos mercados em destaque das empresas Quinta da Aveleda; Conservas Ramirez e Outeirinho.
A primeira sessão abriu com o testemunho de Mark Kum, especialista com mais de 20 anos de experiência em marketing, que falou sobre a importância do online como canal de vendas, cujo valor, quer no mercado japonês, quer no mercado sul-coreano, tem vindo a aumentar significativamente.
No painel seguinte, a cargo de Tetsuya Haraoka, foi evidenciada a longevidade da ligação entre o Japão e Portugal, com destaque para o facto de, atualmente, o Japão ser o 5º maior importador de comida do mundo e de importar de Portugal, sobretudo, produtos como o azeite, conservas de peixe, vinho, vegetais congelados, mel ou massa.
A intervenção de Simone Tanda, responsável pelo evento Seoul Food & Hotels, revelou a importância de conhecer bem o mercado antes de iniciar um processo de internacionalização, contando ainda com a enumeração de diversas dicas para as empresas se prepararem da melhor forma para tal. Um dos conselhos dado pelo mesmo às empresas que pretendem participar neste tipo de eventos internacionais é procurar participar através de participações organizadas por entidades especializadas , como é o caso da AEP. Esta intervenção ocorreu também no workshop do dia seguinte.
No seu testemunho como empresa com conhecimento do mercado, Manuel Moreira, Sales Manager das conservas Ramirez, fez referência a todo o trabalho específico de desmistificação do produto aquando da entrada no mercado. Para isso, é essencial conhecer o consumidor, os comportamentos de compra, hábitos alimentares e a cultura em si, defendeu.
O segundo dia de workshop foi dedicado ao mercado Chinês, com Jean-Paul Schmitz, a fazer a caracterização da ASIA ASSIST como entidade que apoia as marcas a crescer no mercado chinês nas áreas de comida e bebidas. O orador abordou a questão da comunicação e marketing na China, destacando as suas evidentes diferenças em comparação com o mercado europeu, como o facto de neste mercado existirem diversas aplicações e redes sociais para públicos sociais específicos.
No âmbito das questões logísticas, Ronnie Leung, destacou as particularidades dos aspetos regulatórios deste mercado.
As exportações para o mercado chinês foram ainda abordadas através dos casos práticos da Outeirinho e da Quinta da Aveleda, com a primeira a destacar os constrangimentos culturais que o processo de internacionalização pode comportar e a segunda a referir a importância do posicionamento da marca nos primeiros anos de penetração no mercado.
Em ambos os dias, os workshops terminaram com um momento de perguntas e respostas.
Veja em baixo o vídeo completo dos Workshops.