JAPÃO | COREIA DO SUL | CHINA
ASPETOS PRÁTICOS DE ABORDAGEM AOS MERCADOS
CASOS PRÁTICOS DAS FILEIRAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E INFRAESTRUTURAS (ÁGUA E ENERGIA)

 

Os workshops relativos aos ‘Aspetos Práticos de Abordagem aos Mercados Japão, Coreia do Sul e China’ destinados às fileiras Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia) decorreram online nos passados dias 25 e 26 de maio.

O primeiro workshop (realizado dia 25 de maio) focou-se nos mercados do Japão e da Coreia do Sul. A primeira intervenção ficou a cargo de Mark Kum, fundador da 2Advanced, uma empresa de marketing e comunicação da Coreia do Sul. O especialista referiu algumas diferenças culturais entre os países ocidentais e os mercados em questão, também no que se refere às novas tecnologias, e reforçou a importância de as marcas estrangeiras criarem presença nos mercados.

Campbell Hanley, da empresa Weber Shandwick, foi o segundo orador do dia. O diretor desta empresa japonesa começou por destacar a importância das relações bilaterais entre Portugal e o Japão, como elemento facilitador, antes de apresentar um resumo das especificidades do mercado, em particular no âmbito das fileiras Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia).

De seguida, o testemunho do Nuno Teixeira, representante da Maersk, foi muito relevante para centrar o workshop na temática da logística nos mercados do Japão e da Coreia do Sul. Como elemento prático, Nuno Teixeira apresentou a plataforma Twill, desenvolvida pela Maersk, que se assume como facilitadora dos aspetos logísticos do transporte de produtos para exportação.

No segundo dia, o workshop abordou as especificidades do mercado da China.

O programa teve início com a intervenção de Hazel Hoo, da Weber Shandwick China. Na sua intervenção, Hazel Hoo apresentou uma visão geral do mercado, destacando a importância dada à tecnologia, aplicações e softwares mais utilizados, com especial destaque para a WECHT, uma app de ampla utilização, importante enquanto rede social e também muito indicada para contactos B2B.

Posteriormente, a palavra foi passada para Ronnie Loung, da AE Cargo, que destacou a grande importância da prefabricated building industry, em franco crescimento no mercado.

A terceira intervenção ficou a cargo de Liz Yin, fundadora da The Tribe China, agência de comunicação e marketing sediada em Xangai. Liz Yin descreveu o mercado da China como um mercado altamente atrativo e completo, porém bastante diferente dos mercados ocidentais, devido às suas políticas e restrições internas, fatores a ter em conta num processo de internacionalização para esse país.

A concluir o workshop, Tânia Muert Barros, responsável por fazer a ponte entre as empresas portuguesas e a Messe München, empresa organizadora de feiras internacionais em vários pontos do Mundo, nomeadamente em Xangai, mostrou uma visão especializada acerca das feiras BAUMA, a maior feira mundial de Máquinas de Construção, e BAU, maior feira mundial de materiais de construção, ambas a acontecerem na China, em 2022.

Veja em baixo o vídeo completo dos Workshops.