JAPÃO | COREIA DO SUL | CHINA
ASPETOS PRÁTICOS DE ABORDAGEM AOS MERCADOS
CASOS PRÁTICOS DA FILEIRA CASA
Os workshops destinados à fileira Casa, sob o tema ‘Aspetos Práticos de Abordagem aos Mercados do Japão, Coreia do Sul e China’, decorreram nos dias 29 e 30 de junho, com transmissão online, via streaming.
O primeiro dia, que teve como base os mercados do Japão e da Coreia do Sul, iniciou com a intervenção de Mark Kum, da 2Advanced, empresa de marketing e comunicação sediada na Coreia do Sul. O especialista nas áreas de marketing e comunicação fez um apanhado do mercado sul coreano nestas áreas, referindo, por exemplo, aspetos que alteraram com a pandemia covid-19, nomeadamente os modelos de “go to market” que viram diminuir drasticamente as reuniões presenciais em favor dos encontros online.
Na segunda intervenção do dia, Nuno Teixeira, da Maersk, referiu algumas questões logísticas de suma importância nos mercados japonês e sul coreano, para as quais a Maersk apresenta soluções logísticas em 4 grandes áreas (serviços de transporte, soluções digitais, cadeia de suprimento e logística, serviços financeiros).
A intervenção seguinte foi assumida por Dagmar Stock, da Messe Frankfurt, que fez um apanhado sobre a importância de as marcas estarem presentes em feiras e mostras nos mercados alvo. Em seguida, Dagmar Stock apresentou a feira Interior Lifestyle Tokyo e deixou algumas dicas acerca da participação na mesma.
Neste primeiro dia, o workshop contou ainda com os testemunhos de Sónia Fernandes, em representação da empresa têxtil António Salgado, e Paula Sousa, representante da empresa de mobiliário Urban Nick, que falaram das suas experiências na internacionalização para estes mercados.
No dia 30 de junho, e com o foco voltado para o mercado chinês, Ken Lyu, da Sainclair, deu início aos trabalhos, caracterizando o mercado chinês, com destaque para as suas diferenças regionais, a ter em conta no planeamento do processo de internacionalização. Em seguida enquadrou o sector dos meios de comunicação no país, numa intervenção de suma importância para a perceção das várias oportunidades e constrangimentos do sector dos media na China.
Na segunda intervenção do dia, Jean-Yves Languillez, representante da Emotion Digital, falou sobre o tema Marketing digital e Wechat na China, referindo que o típico consumidor chinês é bastante exigente não apenas no produto, mas também no tempo de resposta da empresa fornecedora, pelo que o cumprimento de timings se mostra fundamental.
Nuno Teixeira, da Maersk replicou neste segundo dia a sua intervenção do dia anterior, adaptando-a à realidade do mercado chinês.
A empresa Cutipol foi a representada como testemunho de sucesso no processo de internacionalização para estes mercados. João Pedro Ribeiro, representante da empresa, falou sobre o processo de internacionalização da Cutipol, desde a sua génese em 2010, referindo os desafios e os canais de venda e ativação utilizados.
Veja em baixo o vídeo completo das intervenções.