A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE MERCADO
A pergunta “Are you ready for Asia” é o cartão de visita do projeto Next Challenge Asia. A escolha é intencional – sabemos que os mercados japonês, sul coreano e chinês são ricos em oportunidades, não apenas pela sua dimensão, mas também pelo crescimento económico que têm tido nos últimos anos e que deu origem a alterações nas tendências de consumo, como o crescimento da procura de produtos de valor acrescentado. Não obstante, todas estas possibilidades apresentam-se com indicadores desafiantes que é fundamental conhecer quando estamos a delinear um projeto de internacionalização de sucesso, sobretudo quando falamos de mercados com os quais registamos uma grande distância cultural.
Os Estudos de Mercado lançados pelo projeto Next Challenge Asia pretendem constituir-se como uma ferramenta de apoio à fase inicial de um projeto de internacionalização ou, no caso de empresas que já exportem para estes mercados, de reforço de conhecimento sobre as características do mercado, principais indicadores, oportunidades e constrangimentos, através de uma análise macroeconómica e setorial e também de caracterização da cultura negocial.
Cada documento foi desenvolvido sobre a perspetiva dos setores Agroalimentar, Casa, e Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia), destacando tendências setoriais além de outra informação de utilidade genérica.
Em termos de organização de informação fazem um enquadramento da realidade económica nos mercados asiáticos, seguido de uma caracterização de cada setor em cada um dos mercados alvo (valor, peso nas importações, etc) e posteriormente uma Análise Estratégica do setor em cada mercado (Contexto Internacional, Dimensão do Mercado, Tendências, Principais Players e parceiros de negócio e Legislação de Acesso a Mercados e Criação de Empresas).
Após a análise setorial detalhada, os Estudos focam as relações bilateriais de cada mercado com Portugal, particularidades da Cultura Negocial em cada um dos países, traçam Estratégias de Internacionalização, apresentam um Estudo de Benchmarking e esclarecem ainda qual o papel que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pode ter no incentivo à internacionalização do tecido empresarial português.
Desta forma, os Estudos de Mercado ambicionam apoiar o maior número de empresas portuguesas na primeira fase do seu processo de internacionalização.
Pode descarregar os Estudos de Mercado gratuitamente.